''

Polícia apresenta balanço geral da Operação Agreste Seguro

Foi apresentado esta tarde (14), na Delegacia Seccional de Caruaru, o balanço geral da Operação Agreste Seguro. A ação deflagrada pela Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, na madrugada de hoje, visou reprimir o tráfico de drogas na cidade de Caruaru, no agreste do estado. Durante a operação, 19 pessoas envolvidas com o comércio de entorpecentes nas comunidades do Salgado e Santa Rosa, foram tiradas de circulação. Entre os detidos estão 8 mulheres e dois adolescentes. Todos tiveram os mandados de prisão e de internação provisória, no caso dos menores, decretados pela justiça local.

Segundo o delegado Osvaldo Morais, diretor geral de operações da Polícia Civil, as duas localidades foram apontadas nas investigações como áreas onde existia uma intensa venda de drogas. Por isso a intenção da polícia em reprimir o tráfico nestas regiões. “A atividade do tráfico em varejo, que foi o foco desta operação, acaba resultando em inúmeros outros delitos como homicídios roubos e porte de armas. Identificamos que a maioria das mortes na região do agreste é derivada do consumo e venda de entorpecentes”, informou.

Os policiais conseguiram apreender aproximadamente 1,3kg de maconha e crack, uma arma de fogo e um veículo “New Civic”, utilizado pela quadrilha. Também foram encontrados mais de R$ 2 mil em espécie. As investigações, que duraram 5 meses, foram efetuadas pela Equipe de Homicídios da Seccional de Caruaru com apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil no Agreste. Mais de 230 policiais, entre civis e militares, participaram da deflagração da Operação Agreste Seguro.

O delegado Bruno Vital, que investigou o grupo, informou que a quadrilha veio sendo desarticulada desde o início das diligências policiais, meses atrás, com as prisões em flagrante de vários traficantes que integravam o bando. Durante este tempo, os investigadores conseguiram prender 11 pessoas e apreender 3kg de crack, 10 kg de maconha e mais de R$ 7 mil  em dinheiro.

Todos os suspeitos presos hoje (14), foram levados para a Delegacia Seccional de Caruaru, para serem ouvidos e encaminhados para as unidades prisionais. As mulheres seguiram à Colônia Penal Feminina do município de Buíque e os homens para o Presídio de Caruaru. Os adolescentes foram encaminhados para a Funase da cidade.