Início - Notícias - SDS divulga balanço da Operação Eleições 2016
SDS divulga balanço da Operação Eleições 2016 Imprimir
Ter, 04 de Outubro de 2016 10:02

No domingo de votação foram lavrados nove Autos de Prisão em Flagrante Delito, confeccionados 106 Termos Circunstanciados de Ocorrência e 12 Inquéritos foram instaurados por Portaria.

Considerado, pela Secretaria de Defesa Social, um dos pleitos mais tranquilos dos últimos anos, as Polícias Militar e Civil conduziram 293 pessoas à presença de um delegado. Boca de urna, transporte irregular e arregimentação de eleitores foram algumas das infrações atendidas durante o pleito.

De acordo com o balanço da Operação Eleições 2016, das 293 pessoas conduzidas, foram formalizadas 09 prisões em flagrante, 106 Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO e instaurados 12 inquéritos por Portaria, havendo procedimentos envolvendo mais de uma pessoa. Vale ressaltar que ocorrências eleitorais também foram atendidas pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Eleitoral não sendo computadas neste balanço.

Monitorado pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, o trabalho das forças de segurança pública, foi elogiado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva. “Agradecemos o apoio recebido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, que garantiu a segurança de eleitores e candidatos”, disse o presidente.

Para o secretário de Defesa Social, o planejamento elaborado pelas operativas atendeu a demanda operacional e garantiu a tranquilidade do pleito.  “Tivemos a eleição mais tranquila dos últimos anos. A partir do trabalho integrado entre os diversos órgãos conseguimos garantir a segurança dos eleitores e candidatos. As ocorrências registradas estavam dentro de nossas expectativas, tudo ocorreu como planejamos”, ressaltou o secretário.

O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com ajuda das câmeras da SDS. Estiveram presentes no CICCR representantes dos Órgãos Operativos da SDS, do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal, do Samu, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife de Transporte.