Início - Notícias - Dia da Mulher: Polícia promove ações de saúde, cidadania e inauguração de nova delegacia
Dia da Mulher: Polícia promove ações de saúde, cidadania e inauguração de nova delegacia Imprimir
Qui, 08 de Março de 2018 05:27

Oito de março, muito mais que uma data de homenagens, é dia de combater a violência contra mulher. Pensando nisso, a Polícia Civil de Pernambuco preparou uma programação com momentos de orientação, aproximação e, é claro, cultura e lazer.

“Nossa experiência mostra que quando a mulher denuncia, ela quebra um ciclo de agressões físicas e psicológicas”, afirma o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle. “E a arma para que as mulheres se encorajem e procurem a Polícia passa pela informação de como funciona o atendimento nas delegacias e os mecanismos de defesa que existem à disposição das vítimas de violência doméstica e familiar”, complementa.

Intitulado como: Mulher, conheça a sua delegacia! , o evento terá início, às 6h30 desta quinta-feira (08/03), na Rua do Pombal,  ao lado da Delegacia da Mulher de Santo Amaro, área Central do Recife. Aula de Zumba e apresentações de artistas mulheres, como Cristina Amaral, Irah Caldeira, Nádia Maia, Orquestra 100% Mulher e o Maracatu Estrela da Sedução, estão na programação.  Serviços de saúde, como aferição de pressão e glicemia, e de beleza, como designer de sobrancelhas, corte de cabelo e limpeza de pele, também fazem parte da festa.

As delegadas da Mulher, agentes e escrivães, que fazem as equipes da DPMUL,  estarão presentes para conversar, orientar e mostrar como o trabalho é feito nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. “Queremos dizer que as mulheres não precisam ter medo de procurar a Polícia. Nós acreditamos nelas, estamos no mesmo lado dessa batalha e dispostas a investigar cada caso que chegar às delegacias”, afirma a delegada Gleide Ângelo, gestora do DPMUL.

O evento conta com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, Sistema Fecomércio | Sesc| Senac, Rede Globo Nordeste, Sistema Jornal do Commercio, CTTU, Ceasa e Capriche. Vale ressaltar ainda que as atrações artísticas não cobraram cachê.

Nova sede – No início da tarde, às 14h30, o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, acompanhado do chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle, inaugura o novo espaço de funcionamento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. A nova sede dará a possibilidade de um acolhimento exclusivo para as mulheres vítimas de violência. O atendimento antes era realizado na Delegacia Seccional, que abrigava outras delegacias.

O novo prédio, que é fruto da parceria com a Prefeitura do município, fica localizado às margens da antiga BR-101, no bairro de Pontezinha. A unidade contará com recepção, brinquedoteca, salas para registro de Boletins de Ocorrência, Investigação, Cartório e gabinete da Delegada, além do xadrez, alojamento para policiais, copa e banheiros.

Hoje, em Pernambuco, funcionam 11 Delegacias da Mulher: quatro delas na Região Metropolitana do Recife (Recife, Cabo, Paulista e Jaboatão dos Guararapes), duas na Zona da Mata (Goiana e Vitória de Santo Antão), três no Agreste (Caruaru, Surubim e Garanhuns) e duas no Sertão (Afogados da Ingazeira e Petrolina).