28° C

Polícia Civil de
Pernambuco

Notícias

Últimas Notícias

Login

*para ver o conteúdo é preciso efetuar o login.

Devolução de aparelhos recuperados com ajuda do Alerta Celular

Notícias

A Secretaria de Defesa Social realizou nesta quinta-feira (20), na sede operacional da Polícia Civil de Pernambuco, um mutirão para devolução de 200 telefones celulares recuperados de furtos e roubos na Região Metropolitana do Recife por conta do sistema Alerta Celular. Criado em maio de 2017, o sistema já ajudou a reaver quase 19 mil telefones. O evento contou com a presença do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire; do diretor da DIM/PCPE, Ivaldo Pereira – no ato representando a Chefia da Polícia Civil de Pernambuco; coronel Fernando Aníbal, da DIM/PMPE; diretor da DIRESP/PCPE, Jean Rockfeller; e coronel Jamerson Pereira de Lira, da DIRESP/PMPE; e gerente de Controle Operacional Metropolitana/DIM, Morgana Alves.


Além das devoluções aos verdadeiros donos, foram apresentadas estatísticas atualizadas de roubos e furtos de aparelhos no Estado, distribuição dos postos de atendimento do programa nos focos de folia, como são feitas as abordagens por parte da PM nos grandes eventos, orientações para reaver seu celular, formas de prevenir crimes e colaborar com o trabalho da segurança não apenas no Carnaval, mas em todas as épocas do ano. Durante o evento, chamou-se a atenção que o número de devoluções poderia ser bem maior, uma vez que 400 aparelhos estão nas delegacias da RMR sem identificação ou localização dos proprietários. Isso seria resolvido com o cadastro de mais pessoas no Alerta Celular.


Foi realizada a entrega de certificados para as unidades da PCPE e da PMPE que mais se destacaram no ano de 2019 na recuperação de aparelhos de celular. O comandante do Regimento Montado (RPMON) da PM, Major Gleison Santos, recebeu o certificado das mãos do Coronel Jamerson Pereira de Lira e o diretor Jean Rockfeller entregou a premiação ao gestor da 1ª Delegacia Seccional – Santo Amaro, delegado Breno Varejão, cuja unidade apreendeu 243 celulares roubados ou furtados em 2019, em parceria com o 16º BPM/PMPE.


Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI, que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho tem com registro na Anatel.