28° C

Polícia Civil de
Pernambuco

Notícias

Últimas Notícias

Login

*para ver o conteúdo é preciso efetuar o login.

HERÓIS DOS BASTIDORES

Notícias

Ivoneide Constantino é Policial Civil há 35 anos, atualmente exercendo o cargo de Perita Papiloscopista. Bacharel em Direito, entrou na Instituição aos 18 anos, sendo a Polícia Civil o seu primeiro e único emprego.

A Perita trabalha no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) desde que entrou em exercício, tendo iniciado a carreira no Arquivo Criminal e passado por outros setores dentro do Instituto, antes de assumir a chefia que ainda hoje coordena desde o ano de 2013. Há 8 anos, foi convidada para comandar a Unidade de Identificação Criminal, cujo trabalho foi imprescindível na Copa das Confederações e, um ano depois, na Copa do Mundo.

Ivoneide coordenou e organizou esses grandes eventos esportivos na área de Acidentes de Massa (Digital Visual Interface), protocolo guiado pela INTERPOL para um plano de atuação em um eventual acidente nas atividades coletivas diversas, incluindo a atividade esportiva.

A Papiloscopista também coordenou a parte de identificação de vítimas na Ação Integrada da Polícia Civil de Pernambuco, juntamente com a Polícia Federal e com a INTERPOL, na queda do voo AIR FRANCE 447, em Fernando de Noronha, no ano de 2009.

Em 2011, o trabalho de sua equipe através de vestígios papiloscópicos foi peça chave na identificação do autor do furto do quadro “Enterro” de Portinari, no Museu Contemporâneo de Arte de Olinda.

Amante e orgulhosa de seu trabalho, Ivoneide tem 8 (oito) elogios em sua ficha funcional pela eficiência, colaboração, zelo e responsabilidade no exercício de suas funções, contribuindo para o engrandecimento do IITB. Em seu prontuário, também constam 4 (quatro) medalhas, sendo duas delas pelo Mérito Policial.

“Ivoneide é uma profunda conhecedora do IITB. Profissional respeitada e comprometida com o trabalho, foi uma das grandes responsáveis pela criação do sistema ABIS, que revolucionou a emissão de RGs e as perícias papiloscópicas de natureza criminal em Pernambuco. Seu nome está indissoluvelmente ligado ao Instituto Tavares Buril, ao qual dedicou grande parte de sua vida”, relata o Delegado Pablo de Carvalho, Ex-Gerente do IITB.

Ivoneide é uma heroína dos bastidores.