28° C

Polícia Civil de
Pernambuco

Servidor

Ministro Sérgio Moro cumpre agenda no Recife voltada para à Segurança Pública



Serviços da
Polícia Civil








Login

*para ver o conteúdo é preciso efetuar o login.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, cumpriu, na manhã desta quinta-feira (23), agenda em Pernambuco. Acompanhando o governador Paulo Câmara e o Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o ministro participou de reunião do Pacto Pela Vida, onde foram apresentadas as diretrizes do programa, que existe há 12 anos e envolve pactuação de metas, objetivando a redução sistemática da violência. Moro declarou considerar que o Estado está no rumo correto. certo. “Na minha opinião, é o caminho certo de trabalhar com inteligência, com dados e integração. E acho que é elogiável o fato do governador participar dessas reuniões. O que demonstra o envolvimento da mais alta autoridade do Estado nessa tarefa de redução de criminalidade”, disse. O Chefe de Polícia de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, e diretores da PCPE estavam presentes.


Após a reunião, Sérgio Moro proferiu palestra “Combate ao Crime Organizado e Corrupção Sistêmica” aos alunos da capacitação do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pernambuco é o primeiro Estado da federação a integrar a iniciativa. Durante essa semana, 32 servidores públicos pernambucanos com atuação no combate à corrupção estão reunidos com profissionais das polícias Federal e Civil de todo o país que participaram de operações como Lava Jato, Mensalão, Caso PC Farias e Carne Fraca.


Especialista em combate a crimes financeiros e lavagem de dinheiro, em sua palestra, o ministro falou sobre a sua trajetória profissional , os desafios no combate à corrupção, a questão do legislativo, importância do fortalecimento da Polícia Judiciária e de um relacionamento mais afinado entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e as polícias Civil e Federal. “Parabéns pela iniciativa. Espero que a capacitação seja frutífera, mas o mais importante é a motivação e a identificação. Sem esses fatores , não se consegue avançar”, Moro.


Ao final da apresentação de Moro, o Chefe da PCPE falou sobre o fato de Pernambuco, por meio do Pacto Pela Vida, ter completado, em abril deste ano, 17 meses consecutivos de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano e a redução pelo 20º mês consecutivo nos crimes contra o patrimônio (CVP). Tomando por base o tema corrupção tratado na palestra, Joselito Kehrle falou sobre a criação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO). “Com base na Lei 16.455/2018, foi criado o DRACO, que tem em sua estrutura seis delegacias especializadas . Com cinco meses de atuação, o Departamento já desencadeou 10 Operações com retorno ao erário de mais de R$ 250 milhões. A Mar Aberto, a última operação, tratou sobre o bloqueio de R$ 65 milhões, apreendeu 28 veículos de luxo, embarcações e aeronave. As suas palavras enaltecem o nosso trabalho e nos dão estímulo”. 

Antes da saída do ministro, a corregedora da SDS, Carla Patrícia Cintra, prestou uma singela homenagem a Moro e agradeceu a sua participação no evento.