28° C

Polícia Civil de
Pernambuco

Servidor

DEPOMA passa a contar com novas instalações



Serviços da
Polícia Civil








Login

*para ver o conteúdo é preciso efetuar o login.


A Polícia Civil de Pernambuco tem como prioridades na gestão, garantir a melhoria no atendimento à população e maior qualidade no ambiente de trabalho. Sendo assim, a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DEPOMA) passou contar com novas instalações, em imóvel próprio. O evento de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (04) e contou com a presença do secretário executivo da SDS, Humberto Freire; do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti; do secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; do Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral; do presidente da CPRH, Djalma Paes; e do comandante do CIPOMA, Major Roberto; entre outras autoridades. 


A DEPOMA é uma unidade bastante atuante na repressão aos crimes ambientais, preservando nossa fauna, nossa flora, rios, lagos, etc.. A nova equipe, sob o comando do Delegado Ademar Cândido, tem como missão dar mais dinamismo às investigações da DEPOMA, com ações sistemáticas desenvolvidas em parceria com outros órgãos congêneres, tais como a CIPOMA, CPRH e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


“Crime é uma violação ao direito, Assim será crime ambiental, toda e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o meio ambiente: flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural. E vamos trabalhar para o combate”, disse o delegado titular da DEPOMA.


O chefe da Polícia Civil de Pernambuco falou sobre a importância do combate aos crimes contra o meio ambiente para a preservação do futuro. “ Temos um equipamento requalificado e voltado para o combate aos crimes ambientais. Essa responsabilidade socioambiental partilhada na parceria com outro órgãos congêneres , que tem representantes presentes aqui (no evento). Atacando no presente garantiremos o futuro das novas gerações”, disse.


O secretário do Meio Ambiente expressou a sua concordância com as palavras do delegado Ademar, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente e o cumprimento de uma agenda conjunta para esse fim. Humberto Freire destacou o investimento da SDS na reestruturação das unidades da PCPE para oferecer o melhor atendimento à população e a quem faz o dia a dia da Corporação.


Nova sede - A nova sede da DEPOMA está instalada em um terreno com 410 m2. São 15 ambientes distribuídos em dois pavimentos e mais um anexo, setorizando e otimizando sua atuação. A edificação conta com estacionamento para o público, onde uma das vagas encontra-se reservada para idosos e deficientes físicos.
DEPOMA - A Delegacia de Polícia do Meio Ambiente foi criada em 26 de Junho de 2008, através do Decreto nº 32.004 que redenominou e redefiniu as atribuições da Delegacia de Infrações Penais de Menor Potencial Ofensivo - antiga DIMPO.


A Delegacia tem como missão prevenir e reprimir as infrações penais praticadas contra o meio ambiente e/ou o equilíbrio ecológico, previstas em leis especiais, no Código Penal, na Lei das Contravenções Penais e legislação específica.


Requalificações e inaugurações - A requalificação de delegacias é meta para Diretoria de Administração Geral (DIAG), como exemplo, entre requalificações e inaugurações, citamos: o DRACO; Complexo de Caruaru, com três imóveis distintos - dois deles com dois pavimentos; Delegacia de Cupira; Plantão de Petrolina e Delegacia Distrital de Petrolina.


Ainda em outubro, inauguraremos as delegacias novas ou requalificadas, como as novas instalações do Complexo de Goiana, que sedia também a Delegacia de Homicídios, a Delegacia da Mulher e a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico; a Delegacia de Machados; Delegacia de Santa Maria do Cambucá; Delegacia de Gravatá e Delegacia de Homicídios de Paulista (7aDPH).


Entre as já requalificadas, temos as seguintes unidades: Delegacia de Polícia da 157ª Circunscrição – Buíque; Delegacia de Polícia da 53ª Circunscrição – Condado;, Delegacia de Polícia da 20ª Circunscrição – Jaboatão dos Guararapes; Delegacia de Polícia da 152ª Circunscrição – Palmeirina; Delegacia de Polícia da 168ª Circunscrição – São José do Egito; Delegacia de Polícia da 65ª Circunscrição – Pombos. Está ainda em andamento a nova sede da Delegacia de Polícia da 178ª Circunscrição – São José do Belmonte; a instalação da Delegacia de Polícia de Crimes Contra o Consumidor (DECON); além da requalificação do DENARC – Departamento de Repressão ao Narcotráfico e do Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB.